segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Etimologia

Existem várias teorias conflitantes sobre a origem do termo "gaúcho". Pode ser que o vocábulo tenha derivado do quechua (idioma ameríndio andino) ou do árabe "chaucho" (um tipo de chicote para controlar manadas de animais). Além disso, abundam outras hipóteses sobre o assunto. A primeira vez que foi documentado o seu uso foi em torno de 1816, durante a independência da Argentina.

O traje típico do gaúcho inclui o seu pala (ou poncho em castelhano) que é um sobretudo que pode servir de cobertor para dormir, um facão ou adaga (ou facón, em castelhano), um relho (ou rebenque, em castelhano) e as calças largas chamadas bombachas, presas às suas cinturas por um tipo de cinto denominado guaiaca (ou tirador, em castelhano). São complementos as botas, o chapéu de barbicacho e o lenço no pescoço.

A cultura gaúcha, como se pode notar, é uma mescla de várias etnias, (com isso é difícil afirma quando que surgiu o gaúcho, pois são muitas misturas de vários povos). As contribuições de índios, jesuítas, árabes, espanhóis, portugueses (com destaque para os açorianos), bandeirantes, tropeiros, negros, italianos e alemães acabaram por formar a cultura, a sociedade, os limites e fronteiras, o povo e histórica do Rio Grande do Sul e de “las tres patrias gauchas” (Uruguai, Argentina e sul do Brasil). Vamos a essas semelhanças.


Quanto á origem da palavra, há muitas divergências. Alguns autores afiram que o termo gaúcho vem do guarani. Significaria "homem que canta triste", aludindo provavelmente à "cantinela arrastada dos minuanos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário